As desvantagens do ponto completamente virtual | Evartel

Por conta da pandemia, podem ocorrer atrasos na entrega por parte dos Correios.

Ao se falar de um sistema de ponto totalmente online, entramos no chamado “mundo virtual” do gerenciamento de ponto. Um sistema de ponto 100% online não conta com um relógio físico, cada funcionário faz o download do app de seu próprio telefone e registra os próprios horários de entrada, almoço, lanche e saída. Mas ele é realmente seguro?

Não. A resposta curta e direta para essa pergunta é não. Existem duas grandes desvantagens no sistema de ponto totalmente online, brevemente mencionadas em outros artigos por aqui. Elas são resumidas em mensalidade e segurança. Vamos falar um pouco mais sobre a questão da segurança.

O ponto online se baseia na falsa sensação de praticidade ao dar autonomia para cada funcionário registrar seus próprios horários na palma da mão. Os controles são feitos de diversas formas, dependendo da empresa/plano contratado. Eles podem ser registrados meramente por um clique, contando ocasionalmente com geolocalização ou foto registrada na hora. Mas qual é o controle real que a gerência da empresa tem das informações recebidas?

Diversas situações podem acontecer que comprometem a funcionabilidade do sistema. Um exemplo é o funcionário pode bater o ponto de casa, do estacionamento, do ônibus, da portaria do prédio… basicamente de qualquer lugar que sentir vontade de abrir o aplicativo e registrar o ponto. O pessoal de Recursos Humanos terá que checar diariamente todas as geolocalizações recebidas e consultar em um mapa para saber onde exatamente o funcionário estava quando registrou o ponto (chegando a 6 registros por dia, com almoço e lanche). Se a ideia era praticidade, nesse ponto ela já se perder.

Supondo que o pessoal de Recursos Humanos não tenha problema em fazer 6 verificações de coordenadas para todos os funcionários da empresa todos dos dias, o que impede de algum funcionário pedir para outro que está na empresa de fazer login no aplicativo e bater o ponto por ele? O que impede o funcionário de mudar o IP do seu dispositivo para configurar outra geolocalização? As alternativas para burlar o sistema de ponto totalmente online se limitam à imaginação do funcionário, não sendo difícil encontrar uma solução para este problema.

Se o funcionário se atrasar, pode propositalmente se “esquecer” de bater o ponto. No dia seguinte conversa com o pessoal de Recursos Humanos alegando que chegou e saiu no horário correto. Nesse âmbito é a palavra dele contra o RH. Esse é um dos motivos pelos quais existem tantos processos trabalhistas anualmente.

Agora, vamos para a outra desvantagem já mencionada do sistema de ponto virtual, a mensalidade.

Para o cenário desta questão, imagine que você é o líder de RH da empresa. Você confia nos seus funcionários e acredita que eles não tentarão burlar o sistema, mesmo tendo conhecimento da facilidade de fazer isso. Então, você decide contratar o sistema de ponto completamente online. Vamos avaliar alguns gastos que você terá.

Para uma empresa média, por volta 15 funcionários, a média de gastos dos planos de ponto virtual é em torno de R$ 16 por funcionário por mês. Para que você não tenha que calcular, aqui vai: o valor chegaria a R$ 240,00 mensalmente. Ou seja, apenas para controlar o ponto de seus 14 funcionários, você gastará aproximadamente 3 mil reais por ano. Imagine o gasto para empresas grandes, com dezenas ou centenas de funcionários!

Empresas em diversos ramos tiram de mensalidades a sua maior fonte de renda, justificando-as com os gastos mensais da obtenção de servidores externos, manutenção, entre outros. Essa não é a proposta da Evartel. Já parou para ver os seus gastos no último ano com Netflix ou Spotify? São valores altos que nunca deixarão de vir na conta. A não ser que você tenha planos de encerrar sua empresa a curto prazo, acumular gastos mensais não é a melhor estratégia para a longevidade da empresa.

A conta é muito simples. Em um prazo X de tempo, o valor que você gastará em mensalidade se igualará ao valor gasto para adquirir um equipamento e o sistema de gerenciamento de ponto da Evartel. Depois de atingir este prazo, é só prejuízo. Confira o nosso artigo Por que escolher a Evartel? para uma comparação mais abrangente do nosso sistema.

A Evartel trabalha com transparência. Nossa proposta é te fornecer a ferramenta essencial para administrar a sua empresa da forma mais prática possível, mostrando o caminho e fornecendo autonomia para que você possa percorrê-lo sozinho, seguro, e sem mensalidades.