Por que o Ponto Alternativo significa responsabilidade ambiental | Evartel

Por conta da pandemia, podem ocorrer atrasos na entrega por parte dos Correios.

Em tempos de mudança climática, é responsabilidade de todas as pessoas, assim como das empresas, de fazermos o possível para preservar nosso planeta e o Meio Ambiente. Não pensar nos efeitos humanos sobre o mundo pode trazer até mesmo perdas econômicas para as mais diversas atividades. Por isso, todos os passos que podem ser dados em nome do baixo consumo e da preservação devem ser levados em conta.

Tendo isso em vista, e sabendo que faz parte da nossa missão diminuir as emissões e ajudar a evitar a mudança climática mais acentuada no planeta, a Evartel escolhe trabalhar somente de acordo com a portaria 373, que elimina o uso de papel para comprovação dos pontos em seus relógios.

Um ponto que é pouco discutido na fabricação das bobinas de papel utilizadas por milhões de relógios de ponto no Brasil é que ele não é só papel. Outros componentes de produção participam da fabricação do papel térmico, entre eles:

  • Primeiro revestimento: serve para selar o papel e concentrar o calor da impressora. Contém pigmentos químicos que servem para contribuir no escurecimento do texto impresso.
  • Camada térmica: contém corantes e ácidos que dão cor e resolução às impressões.
  • Segundo revestimento: mais uma camada química que serve para aumentar a durabilidade da impressão e torná-lo mais resistente às intempéries comuns.

A maior parte dos componentes listados é fabricada em parques industriais especializados na produção dessas bobinas de papel, disponibilizadas em larga escala para as empresas poderem comprovar os pontos de seus funcionários. Então, não é só o consumo de celulose e caulim, contumazes produtores do papel, que colaboram para a fabricação deste produto.

Um pequeno cálculo do número de bobinas utilizadas em uma empresa todos os meses pode revelar a quantidade de CO2 que pode ser liberado continuamente apenas para que os comprovantes sejam impressos e novamente retornados ao lixo. Posteriormente, as bobinas podem ser inutilizadas para reciclagem por conta de suas adições químicas. Sem contar nos gastos financeiros com a reposição frequente do papel, diretamente proporcional ao tamanho do quadro de funcionários.

Deixando a bobina de papel de lado, tanto sua empresa quanto o mundo ganham. Graças aos avanços tecnológicos que conquistamos até aqui, a certificação de pontos virtuais se tornou muito mais fácil, garantindo ao funcionário a confiabilidade do registro feito no relógio ou sistema virtual, então o papel deixa de ser necessário. Você economiza na reposição das bobinas e na compra de um relógio de ponto homologado, que costuma ser muito mais caro. Enquanto isso, pode ter confiança em dizer que é uma medida também voltada para a preservação do Meio Ambiente, diminuindo a dependência no papel pela sua empresa e até mesmo gastos energéticos relacionados às impressões.

Muitas vezes, pensar no Meio Ambiente significa fazer investimentos maiores, enfrentar mais dificuldades e burocracias, pesquisar formas novas de empreender em determinadas áreas. Esse nosso caso, no entanto, é uma forma fácil, descomplicada e econômica de contribuir: venha para o nosso lado e te ajudaremos a avançar tecnologicamente, sem que precisemos nos esquecer do seu, do meu, do nosso verde.